Em nossas vidas, inevitavelmente nos encontramos perguntando, quem é o favorito? Essa pergunta surge muitas vezes em muitas situações diferentes. Pode ser no trabalho, no relacionamento, em uma competição esportiva ou em qualquer outra situação em que haja mais de uma pessoa envolvida. E muitas vezes, as pessoas querem saber quem é o favorito e onde elas se encaixam.

Mas, por que isso importa tanto? Por que precisamos saber quem é o favorito das outras pessoas? A resposta pode ser encontrada em duas coisas: na necessidade de aprovação e na falta de autoestima.

Precisamos da aprovação dos outros para nos sentirmos valorizados. Quando alguém é nosso favorito ou nos escolhe para uma posição privilegiada, sentimos como se tivéssemos conseguido algo importante. E isso alimenta diretamente nossa autoestima, nos fazendo sentir bem conosco mesmos. Em resumo, ser o favorito aumenta nossa autoestima e nos faz sentir mais valiosos.

Por outro lado, quando não somos o favorito, nos sentimos rebaixados. Sentimos que não somos valorizados e isso pode diminuir nossa autoestima. Isso pode acontecer em qualquer área da vida, como no trabalho, onde a promoção não vai para nós, ou nos relacionamentos, onde nosso parceiro parece gostar mais de outra pessoa.

Esses sentimentos podem ser muito prejudiciais para nossa autoestima. E, infelizmente, muitas vezes procuramos receber aprovação e sermos os favoritos de outras pessoas para nos sentirmos melhor conosco mesmos.

Mas isso não é algo saudável. Não é saudável procurar a aprovação dos outros e se sentir melhor apenas quando alguém nos valoriza mais do que a outras pessoas. Isso é especialmente verdadeiro nas amizades.

As amizades verdadeiras não são baseadas em quem é o favorito. Pelo contrário, elas são baseadas em uma conexão emocional real. As verdadeiras amizades são baseadas em um senso de companheirismo, confiança, respeito, apoio e lealdade.

Quando temos amigos verdadeiros, não precisamos nos preocupar com quem é o favorito. Porque, no final das contas, não importa quem é o favorito de outras pessoas. O que importa é sermos valorizados pelas pessoas que são importantes para nós. E serão os nossos amigos verdadeiros que nos valorizam dessa forma.

Porque, quando temos amigos verdadeiros, não importa quem é o favorito. Não precisamos nos preocupar em sermos valorizados por outras pessoas. Sabemos que nossos amigos nos valorizam e nos aceitam do jeito que somos.

Portanto, não importa se você é o favorito ou não. O que importa é que você tenha pessoas em sua vida que o valorizam e o respeitam. E esse é um valor maior do que ser o favorito de alguém. É a base para uma vida feliz e saudável.

Então, não perca tempo se preocupando com quem é o favorito dos outros. Concentre-se em desenvolver amizades verdadeiras, baseadas na conexão emocional, companheirismo, respeito, apoio e lealdade. E, mais importante, concentre-se em ser fiel a si mesmo e valorizar a si próprio.