Por mais experiência que se tenha, organizar eventos sempre é desafiador. Apesar de uma série de roteiros e checklists fixos a serem seguidos, nenhum evento é igual ao outro e todos eles têm o que nos ensinar. Foi o que aprendemos, dessa vez junto a Avenpes, durante a organização do Marca Brasil, que reuniu empresários capixabas junto ao especialista em marketing Arthur Bender e ao jornalista Gerson Camarotti.

Para que o evento acontecesse e tudo fluísse na manhã da do último dia 15 de maio, no entanto, foram, pelo menos, dois meses de organização intensiva e intercâmbio intenso de informações entre a KM, a Avenpes, os fornecedores e as assessorias dos palestrantes. A proposta era reunir os empresários capixabas para trocar informações sobre as perspectivas sociais, políticas e econômicas para o próximo ciclo de quatro anos. E a partir daí, a questão era: quem pode agregar conhecimento e oferece uma boa visão do cenário para o empresariado?

“Com o mote do evento definido, a nossa equipe e a da Avenpes se concentrou nos nomes. Quem é relevante para esse público? O que nós queremos discutir e de que forma? Arthur Bender e Gerson Camarotti surgiram para a gente muito naturalmente pela longa experiência e pelo reconhecimento. Seriam os nomes certos para dar a visão de marketing e posicionamento que os empresários precisam e também sobre a leitura político-econômica, muito importante para o ambiente de negócios” defende Daniela Klein, CEO da KM.

Definidos os nomes, vários processos correram em paralelo: a definição de uma data e horário coerente para os convidados e possível para os palestrantes; a escolha de um local que reunisse facilidade de acesso, conforto e o requinte que a execução desse encontro desejava, os acertos com fornecedores, equipe de som, segurança, buffet, cobertura fotográfica e de vídeo. E, é claro, os cuidados com o planejamento de marketing, comunicação visual e assessoria de imprensa.

“Todo evento é um desafio, porque todos esses processos correm em paralelo. No caso do Marca Brasil, a parceria com a Avenpes e também com os demais fornecedores nos ajudou no ponto de vista da confiança mútua existente. Mas sempre existem desafios. Para esse evento, apostamos na força da pauta que foi proposta e na qualidade dos nossos convidados e palestrantes, que trouxeram notoriedade e relevância para que pudéssemos explorar o Marca Brasil no âmbito do marketing e da assessoria de imprensa”, destaca Tayla Oliveira, que coordenou a organização do evento.

Arthur Bender, empresário e especialista em marketing, é autor de livros aclamados pelo mercado quando o assunto é marketing. No Marca Brasil, o palestrante falou sobre a importância sobre a marca e a importância de fortalecer esse conceito.

“As marcas nasceram para criar desigualdades entre coisas aparentemente iguais. Quando bem trabalhadas, além de criar essa desigualdade dão significado a trajetória e criam reserva moral”, defende Arthur.
Bender acrescentou que humanizar e manter a coerência entre gestor e empresa são caminhos rumo ao sucesso.

Já o jornalista Gerson Camarotti, em sua explanação sobre o cenário brasileiro disse que embora o cenário atual seja nebuloso, o Brasil tem grandes chances de se recuperar, caso sejam feitas escolhas certas, tanto na eleição de representantes como na priorização de projetos que realmente atendam as necessidades do país.

“É possível mudar essa realidade com crescimento e, principalmente, com gestão. Se comparar com os BRICS, por exemplo, estamos em outro nível de evolução, com justiça funcionando, com todos os movimentos, com o Ministério Público Federal, assim como a Polícia Federal funcionando. Isso mostra a vitalidade da nossa democracia”, finaliza.

Para os empresários presentes no evento, o Marca Brasil representou a oportunidade de preparar as organizações para o ambiente de negócios desafiante que o Brasil ainda apresenta. Para Carlos Jardim Sena, CEO da Essolar, os esforços para o reconhecimento de uma marca ajudam as empresas a atravessar os períodos de crise.

“A reflexão é de que para comunicarmos ao público aquilo que queremos que ele note nas nossas marcas, precisamos nos esforçar diariamente para criar relacionamento, estarmos, de fato, envolvidos com a melhoria da vida do consumidor. Por isso um evento como esse tem relevância e atrai o público da área: pela qualidade da discussão que ele traz”, ponderou.