–  Vocês fazem post de Facebook?

– Não! :/

– Mas vocês não são uma agência digital?

– Não!!

– O que que vocês fazem então?

– Comunicação.

– Vocês não trabalham com a parte digital? Como não fazem post? É o básico!

– A KM não faz post, ela trabalha para resultado. Isso requer autoconhecimento do cliente, entendimento do comportamento do consumidor, planejamento, objetivos e metas. A gente não faz post, não escreve um release, não faz um folder. Nós traçamos um caminho de sucesso junto com as marcas, estudamos a jornada, construímos a passagem com melhor rota e seguimos lado a lado em cada passo, avaliando melhorias, comemorando vitórias, repensando estratégias. Nossa meta não é vender texto ou arte bonitinha, é fazer acontecer.

– Mas isso aí é caro. Só preciso mesmo é atualizar meu Face.

Fritz Lang Coffee GIF

– Com qual objetivo?

– Ter o Facebook atualizado.

– E o que você ganha com isso? Qual o retorno do seu investimento?

– Pode ser no Instagram então, né? Facebook tá meio ruim mesmo. Você faz post para Instagram?

Good Morning Help GIF by Satisfied Customer

– Poderia fazer e ganhar uma grana sua, mas não seria correto da minha parte. Antes de investir nisso, você precisa estudar a sua marca e o seu público. Se não fizer isso, vai jogar dinheiro fora.

– Então quanto custa você fazer esse planejamento e depois fazer 3 posts por semana para o Instagram?

– O planejamento é que vai dizer em quais redes sua marca precisa estar, em qual frequência e qual a linguagem mais assertiva. Por exemplo, enquanto conversamos, olhei algumas métricas e pela localidade dos seus pontos de venda e perfil, o alcance de redes sociais é mínimo. Um trabalho de relacionamento com pequenas reuniões, veiculação em rádio, pode dar mais certo. Olhei por alto, mas já é de se pensar.

– Olha! É que todo mundo sempre diz que tem que estar na internet.

– Eu concordo. Atualmente a presença digital é fundamental. Mas, é preciso estar presente do jeito certo. Métricas do mundo virtual são ótimas para cruzar com os indicadores do mundo offline. Você pode saber qual dos seus produtos está sendo mais procurado ou tem maior clique nos anúncios virtuais e testar colocando o que chama mais atenção na internet nas suas vitrines para ver se atraem mais gente, por exemplo. Você tem site?

– Não.

– O site é a sua casa na Internet. As outras mídias são para potencializar, mas o site é o guardião da sua marca. Com o Google Analytics instalado corretamente, seu site pode te dar muita informação sobre seus clientes. Esse é o seu primeiro passo para ter presença digital.

– Você está dizendo que ter um site é mais importante que ter um Facebook?

– O site é seu, o Facebook é do Zuckerberg. Você tem controle sobre o seu site, o Zuck sobre o Face. Pense nisso! Ah! E fique alerta com desenvolvedores… Alguns te prendem em um sistema exclusivo deles e te fazem refém, pois o site é seu, mas não é! Você vai depender deles o resto da vida para qualquer alteração e o preço é o que eles quiserem. Eu indico sempre o wordpress.org.

– Você bagunçou minha cabeça! Agora nem sei mais o que eu quero.

– Opa. Ótima oportunidade de pensar o que realmente você quer. Quando tiver a resposta, me procura que a gente constrói juntos o caminho para chegar lá.

– Mas na próxima é melhor uma cerveja do que um café.

– Agora você falou a minha língua. Acho que estamos começando a nos entender melhor (rs!).

 

Dani Klein – Chief Executive Officer (CEO): Comunicóloga, com habilitação em Jornalismo, especializada em Energia e Meio Ambiente, e pós-graduada em Marketing. Experiência em Gestão de Imagem, Planejamento de Comunicação, elaboração e execução de Programas de Comunicação Socioambiental e de Relatórios de Impacto Ambiental (Rimas). No mercado há mais de 10 anos, já atuou em redação (editoria de Economia), na assessoria de órgãos públicos e na iniciativa privada. Pós-graduanda em Gerenciamento de Crise. Certificada em Inbound.