Não adianta. O tempo passa, as mídias mudam, mas a propaganda boca a boca ainda é a campeã de conversões! E sabe o que isso significa? Isso quer dizer que sua estratégia de Marketing não pode desconsiderar, ou melhor, não pode deixar de superconsiderar o que o cliente fala da sua marca para fortalecê-la e ampliar suas conversões.

Parece simples e lógico, mas a maioria das empresas tem investido cada vez mais na busca de novos clientes e diminuído investimentos na fidelização e relacionamento com clientes ativos. Na minha modesta concepção, esta estratégia é tipo encher a banheira com o ralo aberto: desperdício! Gasta-se dinheiro buscando o novo cliente, e deixa-se os antigos irem embora. Mas, no dia que a verba diminui… o trem desanda até acabar a última gota.

Eu já conversei com vocês sobre a importância da marca ser cada vez mais humanizada no avanço de sua incorporação de tecnologias para relacionamento (Quanto mais tech, mais touch! Lembram?). Hoje a dica é: reveja o foco do seu investimento! Valorize quem está com você!

Quer coisa mais humana que isso? É lindiooo!

Pessoas querem ser bem tratadas e um cliente que se sente especial é a maior mídia positiva que uma marca pode ter. Primeiro porque vai falar bem e propagar seus pontos positivos – muitas vezes até defender; depois, porque no círculo de relacionamento dele, certamente muitos outros querem ter aquele tratamento VIP e se sentirem respeitados e amados da mesma forma.

Entendeu, né?

Então, não se esqueça de separar verba e tempo para fazer relacionamento com seu cliente. Invista no boca a boca.

 

Dani Klein – Chief Executive Officer (CEO): Comunicóloga, com habilitação em Jornalismo, especializada em Energia e Meio Ambiente, e pós-graduada em Marketing. Experiência em Gestão de Imagem, Planejamento de Comunicação, elaboração e execução de Programas de Comunicação Socioambiental e de Relatórios de Impacto Ambiental (Rimas). No mercado há mais de 10 anos, já atuou em redação (editoria de Economia), na assessoria de órgãos públicos e na iniciativa privada. Pós-graduanda em Gerenciamento de Crise. Certificada em Inbound.