Lula é apontado como favorito nas eleições de 2018 no Brasil

Uma pesquisa eleitoral divulgada recentemente revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato favorito nas eleições presidenciais de 2018 no Brasil. Apesar dos problemas judiciais que enfrenta, Lula mantém a liderança nas pesquisas de intenção de voto e pode voltar a ser presidente do país.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha em agosto de 2017, ouviu mais de 2.000 eleitores em todo o Brasil. De acordo com os resultados, Lula tem 36% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro, com 16% e Marina Silva, com 8%. Em um possível segundo turno, Lula venceria com 42% dos votos, contra 31% de Bolsonaro.

Esses resultados são significativos porque refletem a popularidade de Lula mesmo depois de ter sido condenado em primeira instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-presidente é acusado de receber propina da empreiteira OAS em troca de favores políticos. Ele nega as acusações e afirma ser vítima de perseguição política.

O julgamento do recurso de Lula está previsto para acontecer em janeiro de 2018. Se a condenação for mantida, ele pode ser impedido de concorrer nas eleições. Caso contrário, sua candidatura será viabilizada.

Mas por que Lula é tão popular entre os eleitores brasileiros? A resposta envolve várias questões políticas, econômicas e sociais. Lula governou o país por dois mandatos consecutivos, de 2003 a 2010, e implementou políticas públicas que beneficiaram milhões de brasileiros, como o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e o Fies.

Além disso, Lula é visto como um líder carismático, que sabe falar a linguagem do povo e que tem empatia com as classes menos favorecidas. Ele também é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), que representa a esquerda política no Brasil.

No entanto, Lula também é criticado por muitas pessoas que o acusam de ter se envolvido em escândalos de corrupção e de ter dado início a políticas econômicas insustentáveis. O Partido dos Trabalhadores também tem perdido adeptos nos últimos anos, principalmente depois do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

O fato é que a eleição de 2018 promete ser uma das mais disputadas e controversas da história recente do Brasil. Além de Lula, outros candidatos já anunciaram suas pré-candidaturas, como Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Álvaro Dias (Podemos), entre outros.

O resultado das eleições pode definir não só o futuro político do país, mas também a relação do Brasil com outros países e organizações internacionais. Ainda é cedo para afirmar quem será o próximo presidente do Brasil, mas uma coisa é certa: Lula segue como o candidato favorito e um dos mais polêmicos e carismáticos da história brasileira.