Já parou para pensar que o ambiente da internet se assemelha ao nosso dia a dia? Quando vamos a um shopping ou uma loja de rua pensando em adquirir um produto e não achamos a tal loja que procuramos, a tendência é realizar a compra no primeiro concorrente que nos satisfaça.

Pois bem, a loja de rua no mundo físico é o seu site no universo digital. E se você não está ali para ser encontrado, as suas chances de efetuar uma venda diminuem bastante, já que quase todas as pessoas conectadas (cerca de 120 milhões de pessoas; mais da metade da população brasileira) usam a internet em algum momento para fazer compras.

Pode acreditar! A internet tem muito mais influência nas compras feitas no varejo, do que os números indicam. Seja na pré-compra, compra, ou pós-compra, em algum destes momentos as informações buscadas na internet serão consideradas, e este hábito só tende a aumentar.

Tá, legal! Mas como faço para ser encontrado nessa “feira livre” que é a internet? Listamos algumas dicas para dar o pontapé inicial e não ficar de fora da concorrência no ambiente digital.

1)    Crie o seu próprio site

Agora que já sabemos que ser encontrado na internet é um ótimo caminho para aumentar as vendas, e que pode significar a sobrevivência da sua marca daqui a uns anos, nada melhor que ter a sua própria loja! O seu site será a sua vitrine virtual. O local onde você gostaria de receber os seus clientes. Por isso, invista em um bom profissional ou agência que faça da forma como você gostaria, mas de maneira efetiva e que lhe traga resultados. Vale lembrar que optar por ferramentas como o WordPress podem ajudar, já que você não ficará preso a um sistema exclusivo de uma agência e, se precisar mudar de fornecedor, o processo será mais fácil.

2)    Faça uso das redes sociais

Muitos empresários não conseguem enxergar o poder que as redes sociais possuem. E melhor, acreditam que elas não influenciam em nada no processo de decisão de compra. No Brasil, 78% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Esse pode ser um bom lugar para bater um papo com o seu público, e saber mais sobre o que eles pensam da sua marca, ou que eles desejam. Não pense só em vender, escute o que eles têm pra falar.

3)    Faça anúncios

No fundo, no fundo mesmo, queremos ver resultados refletindo em vendas. Estar presente no momento da decisão da compra do seu cliente, ou passar a ser uma solução para aquele problema, é consequência de um plano e estratégias bem definidas de anúncios digitais. Utilize links patrocinados nos buscadores, pois se o cliente está pronto para realizar a compra, você deve estar ali no momento exato e na hora exata.

4)    Analise as métricas

A grande diferença do digital para as mídias tradicionais é a possibilidade de mensuração mais precisa dos resultados. Medir os dados gerados a partir do planejamento estratégico da campanha de Marketing Digital cria a possibilidade de tomada de decisões ou até mesmo saber se o caminho está certo, ou se devemos mudar o plano. As métricas principais analisadas devem ser definidas de acordo com o objetivo final da sua empresa.

5)    Produza conteúdos em um blog

Como já levantamos aqui, é possível que as pessoas conectadas pesquisem na internet, em algum momento da jornada de compra, informações que possam esclarecer e resolver as necessidades que elas possuem. Hoje, o Marketing passou a utilizar estratégias diferentes de atração. Com o chamado Inbound Marketing, isso acontece ofertando informações e diversos conteúdos, criando a proximidade da marca com o cliente, para que ela seja lembrada no momento certo da compra. Assim, construa um blog esclarecendo as principais dúvidas que seus clientes potenciais possuem do seu produto ou serviço, além de temas de interesse que possam atraí-lo e tenham a ver com o seu negócio. 

Lembre-se: as empresas que adotarem as mudanças trazidas pelos avanços da internet de forma mais rápida, além de iniciar o processo de transformação mais cedo, estarão habituadas às estratégias digitais, podendo construir uma vantagem competitiva no mercado de forma mais sólida.

Quer saber mais sobre o Inbound Marketing? Tem texto da Mariana Klein aqui

 

Pedro Lobo – Formado em Publicidade e Propaganda. Certificado pelo Grupo de Mídia paulista. Certificado em Easymedia, Radio Planning, Sisen Suite, A&F View; Media Class TV. Possui especialização em Marketing Digital Completo pela WIS Educação.