A última edição da Revista TI, veiculada aqui no Espírito Santo, chamou a atenção para um tema importante: como o atendimento feito por bots está revolucionando o relacionamento entre empresas e clientes e o que isso significa para o consumidor.

Talvez essa palavra possa soar estranha para você, mas vou te mostrar que ela está muito mais presente no seu dia a dia do que você imagina.

Bot” deriva de “robot”, ou robô, em inglês. Os bots são programas de computador desenvolvidos para automatizar alguns procedimentos e estão sendo bastante utilizados por grandes empresas para atendimento ao cliente.

Quem nunca entrou no site de uma companhia aérea, por exemplo, e “conversou” com um atendente que enviava respostas automáticas com base em suas perguntas? Outro bom exemplo é o aplicativo Siri, famoso pelas respostas criativas que dá aos usuários de Iphone.

Imagine a cena: pelo sistema de voz do seu smartphone, você informa a um site da área que pretende alugar uma casa com três quartos, estacionamento, quintal para o seu cachorro e próxima à praia na cidade em que você vai passar as férias.

Imediatamente, um robô avalia o seu pedido, analisa as possibilidades e te responde com todas as opções disponíveis, com fotos, valores e formas de pagamento. Se você precisasse ligar ou enviar um e-mail para a empresa de aluguel de casas, talvez não tivesse uma resposta tão rápida e eficiente.

Ou seja, os bots permitem facilitar e melhorar a qualidade do atendimento, elevando a satisfação do cliente e tornando-o fiel ao seu negócio. Mudança importante, não é?

Então dá uma olhada no que eu e outros especialistas falamos sobre o assunto na revista e compartilhe com a gente a sua opinião!

Fernando Mendes
Fernando Mendes
Co-fundador e diretor da KM